Segunda-feira, 16 de agosto de 2021
Apesar de, cada vez mais, existirem outros fatores que contribuem para o sucesso de uma página de um website bem optimizado, o ranking continua a ser central, ainda que se ouçam, desde há anos (o que só prova a falsidade da afirmação!) comentários como “o SEO morreu”.
Se estás de alguma forma ligado ao Marketing Digital já ouviste, muito provavelmente, falar em SEO. Mas sabes o que é SEO exactamente?
SEO significa Search Engine Optimization, que, em português, se traduz para algo como Otimização para os Motores de Pesquisa.
Certo, mas de que é que isso, por sua vez, se trata exatamente?
O SEO consiste na aplicação de uma série de técnicas tanto dentro como fora de uma página específica com o objetivo de otimizar a sua visibilidade nos resultados orgânicos de diferentes motores de busca. Ou, como gosto de dizer, “O SEO é a arte de alcançar tráfego gratuito e qualificado que gere conversão.”
Quanto melhor for a posição da tua página para um determinado termo na página de resultados de pesquisa SERP (Search Engine Results Page), mais visitantes vindos de motores de busca, em teoria, terás, o que aumenta a probabilidade de conseguires mais conversões. O SEO destina-se, precisamente, a melhorar a posição de uma página, ou conjunto de páginas, do teu website nos resultados de pesquisa dos motores de busca para os termos específicos utilizados pelos diferentes tipos de utilizadores com o objetivo de amplificar a visibilidade da tua marca, o tráfego na página, a possibilidade de monitorização e o mais importante de tudo: aumentar conversões!
Pensa na tua própria utilização do Google – com que frequência vais para além da primeira página de resultados? Se és como a maioria das pessoas, a resposta é “Quase nunca”.
De facto, 67,60% de todos os cliques de uma pesquisa são num dos primeiros cinco resultados da primeira página. Isto explica que seja comum entre os profissionais da área dizer-se “O melhor local para se esconder um cadáver é na segunda página de resultados do Google!” – apenas 0.78% dos utilizadores entram na segunda página de resultados!
Falando de cadáveres, longe de estar morto, o SEO permite:
Quando comparado com uma campanha de links patrocinados, os serviços de SEO têm um ROI, por norma, bastante mais elevado. Isto significa que vais conseguir obter mais dinheiro para o teu negócio, em grande medida devido ao aumento da taxa de conversão, com um investimento mais baixo.
Em contrapartida, os resultados não são tão imediatos quando comparados com uma campanha de Google Ads, uma vez que os últimos tendem a ser instantâneos. Deves, posto isto, apostar numa boa utilização dos dois métodos para aumentar exponencialmente o teu volume de negócios.
O bom posicionamento nos motores de pesquisa vai permitir um rápido reconhecimento da tua marca, quanto melhor posicionado estiver o seu website, mais pessoas o visitarão, se familiarizarão com ele e o recomendarão aos seus familiares e amigos!
Desta forma, vais conseguir estabelecer uma marca e angariar um grande número de seguidores, algo que, claro, deverás complementar com uma boa gestão das redes sociais
Ao contrário das campanhas de Google Ads, a optimização de páginas de websites para os motores de pesquisa permitem-te obter resultados duradouros sem teres de gastar dinheiro continuamente.
Em grande parte dos casos, mesmo que uma campanha de SEO seja interrompida, os bons rankings para as palavras-chave que definiste mantêm-se.
É importante notar que, ainda assim, e de forma a manteres as tuas posições, é recomendado que continues com os serviços de SEO ativos, já que, caso contrário, corres o risco de perder a corrida para a concorrência.
A correta otimização das páginas do teu website para os motores de busca irá resultar em páginas mais rápidas, de fácil navegação e acessível a todos. Desta forma, deixarás de perder clientes.
Não é, posto isto, uma surpresa, que melhorar o SEO, aumentando a presença orgânica no topo dos resultados, seja a prioridade de 61% dos marketers.
Afinal de contas, O website deve estar no epicentro de tudo o que fazemos em termos de Marketing no Digital e, no que toca à sua otimização, nada bate o SEO!
Fica com estas 6 dicas extra para começares a otimizar os teu website:
De que estás à espera para começar a otimizar as páginas do teu website?
O meu nome é Marco Gouveia, trabalho na área do Marketing Digital desde 2004 e tenho como principal objetivo ajudar as pessoas a conquistarem os seus objetivos através desta área.
Recentemente lancei a Escola Marketing Digital para concentrar num único local os cursos mais práticos e com melhor conteúdo do mercado e leccionados por profissionais que têm realmente experiência no terreno a trabalhar com grandes marcas. Para quem ainda não está preparado para investir no seu conhecimento, através dos cursos, recomendo que se juntem aos perto de 13.000 seguidores do meu Instagram onde partilho imenso conteúdo gratuitamente: @marcogouveia.pt
Trabalho na área do Marketing Digital desde 2004 e tenho como principal objetivo ajudar as pessoas a conquistarem os seus objetivos através desta área. Recentemente lancei a Escola Marketing Digital para concentrar num único local os cursos mais práticos e com melhor conteúdo do mercado e leccionados por profissionais que têm realmente experiência no terreno a trabalhar com grandes marcas.
Comentários